quarta-feira, 25 de junho de 2008

Resumo do que aconteceu no Grupo A

Durante esse tempo em que estivemos ausentes, sem postar as notícias do universo futebolístico das scuadras, a Eurocopa-2008 continuou correndo solta e emocionando, classificando, derrotando jogadores, técnicos e torcidas. Vamos então começar com a definição do primeiro grupo.

Grupo A
Pontos / SG
1º Portugal 6 / 2
2º Turquia 6 /0
3º Suíça 3 / 0
4º Rep. Tcheca 3 / -2


Neste grupo, os turcos surpreenderam com viradas espetaculares. Após serem derrotados pelos portugueses com imponência, enfrentaram os suíços e venceram por 2 a 1 com um gol no último minuto. Essa vitória reascendeu as esperanças turcas e eles foram com tudo pra cima dos tchecos. Mas novamente começaram jogando mal. Estavam sendo derrotados por 2 a 0 até que Nihat resolveu jogar e a Turquia conquistou uma vitória heróica por 3 a 2, com gols de Arda Turan aos 30 minutos do segundo tempo, e Nihat aos 42 e 44 minutos. Pronto, classificação garantida!
Indo por esse caminho, vamos falar sobre o futebol pífio da República Tcheca, tão adorada pelo comitê da FIFA, que é responsável pelo Ranking das seleções. Parece-me loucura dizer que a República Tcheca é a sexta potência em termos de futebol masculino. A frente da França, Inglaterra, Holanda e Portugal. Mas deixando de lado essa posição inadequada no Ranking, os tchecos sem as estrelas Tomas Rosicky, Karel Poborsky e Pavel Nedved nada incomodaram seus adversários. Após vencerem a partida contra os donos da casa por um magro 1 a 0, foram derrotados em seqüência pelos portugueses (3x1) e pelos turcos (3x2), terminando sua campanha em último lugar do grupo A.




O que falar de Portugal?

Ricardo, Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; João Moutinho, Petit, Deco, Cristiano Ronaldo e Simão; Nuno Gomes e Nani. Isso já diz muita coisa não é? Mas tem ainda um detalhe, o técnico dessa scuadra é aquele gaúcho que levou a seleção brasileira ao Penta em Copas do mundo. Luiz felipe Scolari, esse homem levou prestígio a esse país. De azarão em competições internacionais, Portugal passou a ser um dos favoritos para conquistas devido os resultados que obteve com o técnico brasileiro. Vice-campeão da Euro-2004, 4º lugar na Copa do Mundo de 2006 e agora um franco favorito.
Iniciou sua campanha vencendo a surpresa turca e depois bateram os tchecos. Já classificados optaram por jogar contra os anfitriões com um time "B"( Ricardo [Titular]; Miguel, Pepe [Titular], Bruno Alves e Jorge Ribeiro; Raúl Meireles, Fernando Meira e Miguel Veloso; Quaresma, Nani e Hélder Postiga). Porém, mesmo perdendo o último jogo contra os anfitriões, Portugal passou à próxima fase como líder do grupo A.



Os suíços esperavam, no mínimo, por uma vitória na comepetição, já que após 3 participações em fases finais de Eurocopas, jamais a scuadra trouxe ao seu país 1 vitória se quer. Por isso, mesmo sendo a primeira equipe desclassificada do torneio, a Suíça continuou com determinação com o intuito de atingir seu primeiro objetivo, vencer um jogo. A conquista da vitória aconteceu em jogo disputado na Basiléia, frente a melhor seleção do grupo. Yakin foi o dono da partida, com dois gols(um deles convertendo um pênalti) a seleção suíça venceu o time "B" português e quebrou o "tabu".
É preciso ressaltar a grande perda que a equipe teve no primeiro jogo contra os tchecos. Alexander Frei é o melhor jogador da scuadra, e perder ele na primeira rodada foi fatal. O time ainda contava com grandes peças como o zagueiro forte Senderos; volantes que sabiam sair com a bola como o Fernandes (natural de Cabo Verde) e Inler; atacantes como Streller, que não fez uma boa Euro e Yakin o grande nome da scuadra na competição.
Com as derrotas por 1 a 0 e 2 a1, frente os tchecos e turcos respectivamente, e a vitória pra cima de Portugal por 2 a 0, fizeram com que torcedores e o técnico Jakob Kuhn não saíssem tão desolados da Euro organizada e sediada em seu país.
Paulo Heitor

Nenhum comentário: