quarta-feira, 25 de junho de 2008

Resumo do que aconteceu no Grupo B

Grupo B

Pontos / Saldo de Gols
1º Croácia 9 / 3
2º Alemanha 6 / 2
3º Áustria 1 / -2
Polônia 1 / -3




A scuadra quadriculada em três partidas, na primeira fase do torneio, venceu todas. Campanha extraordinária dos croatas, mostrando para a Europa e para o mundo a força de seus jogadores qualificados e do bom treinador que tem, o "roqueiro" Bilic.
Coloquei como título da foto "novamente a sensação", porque não é a primeira vez que a scuadra croata aparece bem em campeonatos internacionais. Lembram-se dela na Copa de 1998 na França? Na primeira fase ganharam do Japão, da Jamaica e perderam da forte Argentina. Na segunda fase passaram pela Romênia, pela tradicional Alemanha e, perderam a chance de disputar a final ao serem derrotadas pela anfitriã França. Na disputa do 3º lugar, derrotaram a outra sensação daquela edição, a Holanda. O grande nome da seleção de 98 foi sem dúvida Davor Suker, que ainda consagrou-se artilheiro da competição com 6 gols. Slaven Bilic também estava no elenco, chave importantíssima naquela campanha e agora, ainda mais, como técnico da atual scuadra croata.
Bilic tem a sua disposição jogadores habilidosos como os jovens Modric, que fez o primeiro gol da scuadra no torneio, e o Niko kranjcar; os experientes Niko Kovac, Robert Kovac, Srna, Olic e Klasnic; e ainda o bom goleiro Pletikosa. Todos fazem parte dessa equipe que se mostra entrosada e técnica dentro de campo.
Na primeira fase da Euro-2008 a Croácia bateu com dificuldades a Anfitriã Áustria, depois surpreendeu a Alemanha, a suposta mais forte do grupo, vencendo por 2 a 1. E, por fim, derrotaram por 1 a 0, com o time "b", os polonêses. Uma campanha 100% que enchem de esperanças o jovem país.




A Áustria nessa edição da Uefa Euro 2008 não se classificou. Não venceu nenhuma partida. Não teve um ataque produtivo. Não saiu ganhando nenhuma partida. Então, está certo dizer que a scuadra foi um verdadeiro vexame na competição? Não também! A Áustria foi um exemplo de determinação e de espírito de equipe. O elenco não tem grandes nomes, o único que se destaca é o habilidoso Ivanshitz, o número 10, o jogador que pensa e articula as jogadas da limitada seleção austríaca. A scuadra levou em consideração o 1 ponto conquistado no jogo frente a Polônia, nos últimos minutos. Deu importância também ao fato de que na terceira rodada ainda tinha chances de se classificar. Um orgulho para a torcida, já que os Suíços (outro Anfitrião da Euro) estavam desclassificados quando disputaram a terceira rodada. Saíram satisfeitos por ficarem em 3º na classificação do grupo, por terem feito 1 gol na competição e tomado apenas 3. Assim, a Áustria mostrou que o que importa é a festa, é o lado positivo das coisas, e que o suposto "lado negativo" não deve ser levado tão em conta.
ALEMANHA FICA EM SEGUNDO
A segunda classificada foi a tradicional scuadra Alemã. Antes de começar a Euro ela era considerada a favorita ao título, porém, após a derrota contra os croatas, a Alemanha perdeu a credibilidade e corre por fora atrás do seu quarto título europeu. Na primeira rodada a Alemanha bateu fácilmente os polonêses por 2x0, depois perdeu por 2x1 para os croatas e na ultima rodada, confirmaram a sua presença nas quartas de finais da Euro, ao vencer os austríacos por 1x0, com o gol de falta de Ballack.
Agora a Alemanha enfrentará Portugal na próxima fase, um bom teste para Lehmann; Lahm, Mertesacker, Metzelder e Jansen; Fritz, Frings e Ballack; Podolski, Klose, Mario Gómez e Schweinsteiger.
E a Polônia?
Essa é uma scuadra complicada. Constantemente faz boas boas campanhas em Eliminatórias, como as últimas para a Copa de 2006, quando disputou a 1ª colocação com os ingleses. Também foram bem nas eliminatórias para essa Euro, ficando à frente de Portugal, Sérvia, Finlândia e Bélgica. Mas sempre nas fases FINAIS parece que a scuadra da Polônia vem sentindo a pressão. Nem mesmo o brasileiro Roger e o ótimo atacante Smoralek são motivos para a equipe não dar vexame nas competições. Nessa edição não foi diferente. Derrotas para a equipe "b" da Croácia por 1x0, 2x0 frente a Alemanha e um empate por 1x1 contra a Áustria deixam claro que algo falta nessa scuadra, não é possível!
Paulo Heitor

Nenhum comentário: