sexta-feira, 27 de junho de 2008

Grupo da MORTE

Grupo C
Pontos / Saldo de gols
1º Holanda 9/ 8
2º Itália 4 / -2
Romênia 2 / -3
4° França 1 /-5



Raro, extraordinário, excepcional, anormal são os adjetivos cabíveis ao futebol vistoso que essa equipe laranja demonstrou nos gramados suíços. Resultados: 3 a 0 nos atuais campeões do mundo(Itália); 4 a 1 nos atuais vice-campeões (França); e 2 a 0 pra cima da Romênia, mesmo jogando com os reservas.
A scuadra holandesa está entrosada, consequentemente, pratica um futebol envolvente não só para o telespectador, que aproveita para apreciar o bom futebol, como também, envolve os adversários em disputa. E foi o que aconteceu, principalmente, nos jogos contra os finalistas da Copa do Mundo de 2006. Com uma defesa bem postada, um goleiro de alto nível, laterias que apoiam, um meio campo criador e um ataque que decide, em síntese, é assim que a Holanda joga!
Nada mal não é? Não confirmo que a Holanda levantará a taça, mas que se a justiça for feita, os laranjas dos Países Baixos vão repetir o feito de 1988.
ps: Vocês devem reparar na quantidade de "Van" espalhados pelo plantel da scuadra. Pois bem, esse nome representa a região de nascimento do cidadão holandês. Agora vocês podem entender o motivo da quantidade de "Van"... Marco Van Basten (treinador), Ruud van Nistelrooy, Rafael van der Vaart, Robin van Persie, Giovanni van Bronkhorst e Edwin van der Sar.




O que restou para os demais participantes do grupo foi a 2ª colocação e, por consequência, a última passagem para a 2ª fase. Itália, Romênia e França foram derrotadas pela Holanda e de repente se viram num "ringue", disputando a última vaga. O torneio à parte entre as três scuadras teve como característica o nível parelho das equipes. A Itália foi a que se deu melhor,e conquistou esse tão suado segundo lugar, pois empatou por 1 a 1 com os romenos e foi o único a vencer nesse torneio à parte, 2 a0 nos franceses. No jogo entre França e Romênia o resultado não saiu do zero, e, hoje, na minha opinião foi o pior jogo da primeira fase.

Portanto, o grupo C, nomeado como o grupo mais equilibrado da competição não fez jus ao rótulo imposto, ou pelo menos parcialmente, já que dentro dele três scuadras disputaram ponto a ponto uma vaga, mas em contraste do equilíbrio dominante, estavam presentes holandeses dispostos a quebrar esse paradigma criado.

Paulo Heitor

Nenhum comentário: