sábado, 7 de junho de 2008

Começou a Euro-08

A Eurocopa-2008 começou! Duas partidas movimentaram o grupo A, no dia de abertura da competição. Os anfitriões suíços foram batidos pela consistente equipe tcheca por 1x0. Já os portugueses não deram sopa pro azar, venceram com autoridade a scuadra turca pelo placar de 2x0.



O início da partida entre Suíça e República Tcheca foi de total euforia dos jogadores suíços e de sua torcida. Isso fez com que o time mandante pressionasse, por certo tempo, a scuadra tcheca. No entanto, a filosofia do técnico Jakob Kuhn não favorece o ataque. Por isso, se viu tanta dificuldade por parte da scuadra anfitriã em atacar o seu adversário.



A grande baixa ficou por conta da contusão do atacante Alexander Frei, aos 43 minutos da primeira etapa de jogo. Atualmente Frei, e seus companheiros Barnetta e Senderos são considerados os principais nomes dessa scuadra. Foi comovente assistir o melhor jogador saindo do gramado, no estádio da Basiléia, aos prantos. Agora, só resta para a torcida esperar o diagnóstico da lesão para, assim, prever por quanto tempo o astro suíço ficará de fora. Após a saída de Frei do jogo, a scuadra tcheca dominou boa parte do jogo. Mesmo sem Pavel Nedved e Karel Poborsky, que se aposentaram da seleção, e o lesionado Tomas Rosicky, a scuadra mostrou que ainda pode almejar uma boa campanha na competição. O poder ofensivo está comprometido, já que Koller não passa de um jogador altíssimo e o Jarolim sozinho não consegue fazer o papel de intermediar o meio-campo com o ataque. Apenas o atacante Sionko que, uma vez ou outra, surpreendia a zaga da Suíça, com passes precisos e muita movimentação. Mas, foi um reserva que solucionou os problemas do ataque. Svërkos, entrou pela primeira vez em um jogo pela scuadra tcheca, e deixou seu recado aos 71 minutos de partida. Foi dele o gol da vitória tcheca por 1x0 sobre os suíços que nada puderam fazer, apenas reclamar por dois pênaltis, inexistentes.



O jogo entre os lusitanos e turcos foi marcado pela qualidade técnica da scuadra de Cristiano Ronaldo e pelo bom condicionamento físico da scuadra da Turquia. Porém só um venceu. Predominou, neste caso, a qualidade técnica, que também estava conciliada à raça, no qual, Pepe, fez questão de demonstrar quando, aos 15 minutos do segundo tempo, invadiu como elemento surpresa, o meio-de-campo da Turquia, e tabelou com o atacante Nuno gomes. Por fim, conseguiu se desvencilhar da boa marcação e guardou seu primeiro gol pela seleção. Para quem desconhece, Pepe é um jogador brasileiro e se naturalizou português em agosto de 2007. Aos 18 anos ele deu adeus a sua terra natal e foi buscar uma vida melhor na Ilha da Madeira, mais precisamente, no clube Marítimo de Portugal.

Durante o jogo não enxerguei a Turquia como uma concorrente ao título, nem como uma equipe que irá passar para 2ª fase da competição. “Fraco”, essa é a palavra mais cabível, neste momento, para descrever essa scuadra. Não basta ter bons meias como, Emre e Nihat, um bom atacante como o Tunkay. Na Turquia falta alguém, falta espírito de equipe. Assistir um time que no final do jogo precisava apenas de um gol para conquistar um empate, e vê-los com uma expressão de cansaço e descaso, convenhamos, era para serem derrotados mesmo. Não de 1x0, e sim, de DOIS. E foi o que aconteceu! Graças à jogada de Cristiano Ronaldo e a conclusão de Raul Meireles, que acabava de deixar o banco de reservas, Portugal estreou vencendo.


Paulo Heitor

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente a contusão de Frei vai complicar ainda mais a situação do ineficaz ataque suíço. Agora só nos resta torcer para que a equipe se acerte e apresente um futebol mais objetivo e um ataque menos "sonolento".

Anônimo disse...

POrtugal só não será campeã se der mta merda.....pq hj é o futebol mais eficiente na europaa

viva nosso irmãos portugueses

Anônimo disse...

Portugal tá jogando muito bem, João Moutinho, Raul Meireles, Deco e sem falar que o Cristiano Ronaldo ainda ta longe do seu auge.
O Felipão tem grandes chances, e acima de tudo merece, ganhar um título de peso.