domingo, 8 de junho de 2008

Croácia supera pressão e Alemanha mostra sua força

Na abertura do Grupo B, os também donos da casa, Austríacos, não queriam ter a mesma estréia que os co-anfitriões suíços tiveram. Porém, foi só a partida começar que o sonho de uma estréia com vitória começou a ter fim. No primeiro ataque da scuadra croata, aos três minutos do primeiro tempo, o ágil atacante Olic foi derrubado por Pegatetz, sofrendo pênalti e dando um banho de água fria em toda torcida Austríaca presente no estádio Ernst Happel, em Viena. Modric, pouco preocupado com a torcida austríaca não desperdiçou a oportunidade e abriu o placar para os Croatas. Com um bom toque de bola, Srna, Olic, Nico Kovac e Modric, davam a impressão de que iriam construir uma grande vitória para a Croácia. Porém, as coisas não foram tão simples como aparentavam, os Austríacos passaram a impor uma pressão no fim do primeiro tempo, levando alguns perigos a Pletikosa. No segundo tempo a pressão foi ainda maior, comandada por seu camisa dez, Ivanschitz, e empurrada pelo apoio da torcida, os Austriacos mandaram no segundo tempo com muita raça e com alguns momentos de qualidade. Mas mesmo mostrando muita vontade, o placar não foi alterado. Os Croatas conseguiram segurar o ímpeto e a torcida austríaca, e saíram de campo com um suado 1 a 0 no placar.


Muito me chamou a atenção à qualidade do meio campo croata, mostrando bom toque de bola e envolvendo bem o adversário. A Croácia, depois da Alemanha é a segunda candidata do grupo a passar para a próxima fase da Euro no grupo B, mas terá que levar a sério os próximos adversários e não se deixar envolver tão fácil na marcação de seus rivais.


Já os Austríacos terão que usar a mesma disposição mostrada no segundo tempo da partida de hoje, nos próximos 180 minutos que restam na fase de grupos, para passar para próxima fase da Euro. A scuadra Austríaca não possui uma equipe talentosa, dependendo muito de Ivanschitz e do apoio de sua torcida. Se jogar com muita raça e contar com algum lance de desequilíbrio de Ivanschitz, os austríacos podem até sonhar com algum avanço na Euro 2008.
Na outra partida do dia, os Alemães mostraram que vieram para Euro 2008, dispostos a conquistar o tetra campeonato europeu. Com uma equipe muito organizada e entrosada, os alemães dominaram a partida contra a Polônia sem dar muitas chances ao adversário. Sob o comando de Ballack os alemães foram envolvendo os poloneses, até que aos 19 minutos, Podolski recebeu um belo passe de Gómes dentro da área e não perdoou, abrindo o placar contra sua antiga pátria, já que Podolski é polonês naturalizado alemão. Após o gol, os poloneses tentaram sair para o ataque e em jogada de linha de fundo, Krzynowek perdeu a chance de igualar o placar. Apesar do susto os alemães, voltaram a dominar o jogo criando as melhores oportunidades de gol. Na intenção de dar melhor toque de bola para a scuadra polonesa, o técnico Beenhakker colocou em campo, o brasileiro naturalizado polonês, Roger, porém sozinho o brasileiro não conseguiu transmitir muito perigo a meta de Lehmann. Disposto a decidir o jogo, o técnico alemão, Joachim Low, colocou em campo o talentoso Schweinsteiger, que junto de Ballack, Podolski, Klose e Gómes voltaram a criar lances perigosos para o goleiro Boruc. E foi através desses jogadores que a scuadra alemã, resolveu o jogo. Depois de saída de bola confusa da zaga polonesa, Schweinsteiger roubou a bola de Golanski e rolou para Klose que ao errar a conclusão, deu um lindo passe para Podolski acertar um belo chute para o fundo das redes do goleiro polonês. Com o jogo decidido os alemães tocaram a bola até o fim do jogo e mostraram a todos que vieram para lutar pelo título de 2008.
Sempre candidata a títulos, os alemães, mostraram nessa estréia que estão com uma equipe mais entrosada e mais organizada da qual foi terceira colocada no mundial de 2006. Ballack e cia, não se preocuparam em momento algum com estrelismo individual e exibiram um time forte e unido na busca de uma boa campanha nessa Euro.
Já os poloneses terão que melhorar muito caso almejem alguma coisa nessa competição além da fase grupos. Com um time de pouca criatividade, foram facilmente dominados, não demonstrando nenhum tipo de reação diante das dificuldades. Os poloneses ainda terão pela frente a boa equipe croata e a disposta seleção Austríaca, que empurrada pela sua torcida, terão que vencer os poloneses a todo custo para sonhar com a próxima fase.
Bruno Lima

2 comentários:

Anônimo disse...

A Alemanha é outra grande favorita, juntamente com Portugal são as duas grandes favoritas.
Já a croácia passará para a segunda fase, mas encotrará dificuldades na próxima etapa

Anônimo disse...

Não sei não!
A Alemanha tem que ser respeitada, eu não acredito no título, ams quem sabe, eles sempre chegam