sábado, 19 de abril de 2008

O futebol feminino de conquistas e aspirações


Com grande facilidade a seleção feminina do Brasil está mais que garantida nas Olimpíadas de Pequim desse ano. O jogo vencido por 5x1, em partida eliminatória com a seleção de Gana, garantiu as meninas brasileiras à última vaga restante dentre as 12 existentes. Elas esperam conquistar o tão sonhado ouro olímpico, bem como os homens do Brasil, já que o futebol masculino também nunca conquistou um ouro na modalidade.
As meninas, ao contrário dos homens que têm o apoio da mídia, do povo e dos patrocinadores lutam arduamente para conquistar um espaço digno no universo do futebol.
O preconceito ainda é muito comum no futebol feminino, mas é uma das barreiras que já estão sendo ultrapassadas, com muito empenho e profissionalismo no trabalho das jogadoras, além dos resultados expressivos, pois são eles que demonstram que o caminho percorrido está trazendo bons frutos.

Em Atlanta-1996 e Sydney-2000, o Brasil conquistou dois quartos lugares que trouxeram um bom "status" para as meninas. Nas copas do mundo os resultados também apareciam. 3º lugar em 1999, batendo a forte Noruega, e as vitórias importantes na copa de 2003. Esses resultados impulsionaram as mulheres e fizeram com que o povo mundial e, principalmente, o brasileiro, enxergasse de outra maneira o futebol Feminino.
Mas o apoio "geral" aconteceu mesmo após a PRATA em Atenas-2006, quando a seleção perdeu apenas na prorrogação para as americanas e na Copa disputada na China, quando o Brasil voltou com o vice-campeonato e de quebra dois 4x0 pra cima das americanas e das chinesas.Já ia esquecendo os jogos Pan-americanos. Nele, a Marta (atual melhor jogadora do mundo) e "companhia limitada" arrebentaram o Canadá e os EUA com "senhoras goleadas" e levaram o ouro na competição e, junto com a medalha, o carinho dos torcedores.



Assim, os olhares foram mudando em relação às mulheres que gostam de jogar futebol. Há muitas que atualmente se juntam para jogar na praia e os homens passaram a aceitar o universo feminino tomando conta do que antes só ele praticava ou entendia. Mas voltando para as jogadoras profissionais, a Marta (Jogadora da foto acima) conquistou em 2006 e 2007 o título de melhor jogadora de futebol no mundo e de quebra levou a "bola de ouro" na última copa. Com certeza ela já é um PELÉ no futebol feminino, ou seja, um mito!

Esses resultados deram ao Brasil o terceiro lugar no Ranking organizado pela FIFA...

RANKING:

1º Alemanha (2 ouros em olimpíadas e bicampeã mundial)
2º EUA (2 ouros em olimpíadas e bi campeã mundial)
3º BRASIL (1 prata e 1 bronze em olimpíadas)
4º Suécia
5º Noruega (1 ouro em olimpíadas e 1 vez campeã mundial)
6º Coréia do Norte
7º França
8º Dinamarca
9º Canadá
10º Inglaterra

Portanto, é esperar a bola rolar nos gramados da China para ver se a nossa seleção já consegue bater a tão organizada Alemanha de Birgit Prinz, três vezes considerada a melhor jogadora de futebol no mundo, e a hegemonia americana nos gramados.

Paulo Heitor

Um comentário:

Anônimo disse...

Agradou-me muito ver que a Globo transmitiria o jogo da seleção feminina de futebol. Foi a mostra que o preconceito está sendo vencido, e tabus deixados para trás. A Marta sem dúvida é a melhor jogadora do mundo, deixando muitos jogadores-estrelados do nosso país no chinelo. Quem dera tivessemos uma seleção mista...
A Alemanha em primeiro no ranking só mostra o que já sabemos, que é um país vanguardista e sem preconceito que apoia o esporte sem se importar com o sexo de quem o pratica. É o mundo está mudando...