sábado, 3 de maio de 2008

Reconquistar a Europa !


Hoje venho apresentar as razões pela qual eu aponto a seleção holandesa como a possível scuadra sensação desta edição da Eurocopa.

Para brilhar na Euro-2008 os holandeses terão no banco de reserva, como principal comandante da equipe, o ex-atacante e eterno ídolo de sua nação, Marco Van Basten, artilheiro, melhor jogador do torneio e autor do gol na grande final, que rendeu a Holanda o único título europeu de sua história, na edição de 1988 disputada na Alemanha
Van Basten não teve muitas experiências como treinador, seu único emprego como técnico antes de assumir a seleção holandesa, foi com a equipe juvenil do Ajax, mas seu prestígio e sua história dentro da seleção pesaram a seu favor na hora de escolher um substituto para Dick Advocaat, eliminado e demitido nas semifinais da Euro-2004. Ao dar início a seu trabalho diante da laranja mecânica, Van Basten implantou uma reformulação na equipe, excluindo do time nomes famosos como Seedorf, Kluivert, Makaay e Davids que pouco estavam produzindo e jogando apenas com a fama conquistada em seus clubes no decorrer de suas carreiras. Essa reformulação vem dando resultados hoje, com uma equipe bem mais jovem e com talentos promissores como Van der Vaart, Sneijder, Van Persie e Arjen Robben os torcedores holandeses esperam que a estrela de Van Basten brilhe como há 20 anos e leve novamente para Amsterdã o título de grande campeã do velho continente.

No comando da laranja mecânica desde de 2004, Van Basten já anunciou que independente do resultado conquistado na Euro-2008, deixará a seleção. Para seu lugar a confederação holandesa já escolheu um substituto, é Bert van Marwijk atual técnico do Feyenoord. Como auxiliares, a futura comissão técnica terá Frank de Boer e Phillip Cocu jogadores que vestiram recentemente a camisa da seleção nacional.

As Esperanças
A chave para o sucesso dos holandeses nesta edição da Eurocopa, se encontram nos pés de Robben, Sneijder e Van der Vaart. Três jogadores de meio campo, com media de idade de 24 anos, que vêem na Euro-2008 a principal chance de gravarem seus nomes na história da seleção, apagarem a precoce eliminação do mundial de 2006, retribuir a confiança de Van Basten e presentear o treinador com uma despedida inesquecível do comando da scuadra.

O Capitão
Para estabelecer a segurança em baixo das traves, Van Basten não promoveu nenhuma reformulação, e por lá manteve Edwin van der Sar, goleiro experiente de 38 anos, que fará da Euro-2008, sua despedida da meta holandesa. Van der Sar é o jogador que mais atuou com a camisa da seleção, foram 122 jogos no total, disputando quatro Copas do Mundo e três Eurocopas. Capitão do time, Van der Sar busca seu primeiro título com a camisa da scuadra e terá a sua frente, uma zaga que vem sendo chamada de ‘Defesa de aço’, armada com quatro zagueiros que tentarão impedir os avanços adversários. Joris Mathijsen, André Ooijer, Khalid Boulahrouz, Mario Melchiot, Wilfred Bouma, Tim de Cler e Giovanni van Bronckhorst são as opções de Van Basten para formar a muralha laranja.

O Astro
Aquele que tem a missão de transformar em gols o sonho holandês chamasse Ruud van Nistelrooy, principal jogador da atual seleção e peça fundamental para um bom desempenho da laranja mecânica na Euro-2008. Visto como um temor para todas as defesas adversárias, Nistelrooy é apontado como o melhor centroavante de todos os tempos da Holanda. Prestes a completar 32 anos, pode ter na euro-2008 a última oportunidade de consagrasse campeão com a camisa da seleção.
Quando criança, Nistelrooy tinha um ídolo, e ele era Marco Van Basten, seu atual treinador na equipe que buscará o Bi campeonato europeu. Essa edição de 2008 é uma oportunidade única de Nistelrooy brilhar como seu ídolo e servir de inspiração para jovens holandeses que sonham em algum dia atuar como ele no ataque holandês.

Dificuldades
Certamente torcedores e jornalistas holandeses estão ciente de que, para chegar ao topo da Euro, a Holanda terá que correr e lutar muito, pois além de se tratar de uma competição difícil, a laranja mecânica caiu em um grupo nada fácil. Ao lado de França, Itália e Romênia no grupo C, os comandados de Van Basten terão em cada partida uma decisão, e o risco de voltar para casa de maneira precoce assusta as quatro equipes que compõem o grupo.

Na fase de eliminatórias os holandeses se classificaram para a Eurocopa em segundo lugar, ficando atrás da Romênia. Ou seja, aquela que historicamente é a seleção mais fraca do grupo tem um certo talento, aumentando ainda mais o suspense em torno do grupo C.
Mesmo diante de tantas dificuldades acredito em Nistelrooy e cia, que se classificarão entre os dois primeiros do grupo, caminhando com um belo futebol rumo à Viena, palco da grande final da competição.

Pensamento
‘Uma missão, um sentimento, todos unidos somos laranja’ essa é a frase que estará estampada no ônibus holandês durante a Eurocopa. E esse deve ser o pensamento dos jogadores que lá estarão. Com amor a sua pátria e unidos em prol de um único objetivo, a mescla de juventude e experiência formada por Van Basten tentará proporcionar aos 16 milhões de holandeses a repetição da inesquecivel festa do ano de 1988.

Boa Sorte Netherlands !!!

Bruno Lima

6 comentários:

Anônimo disse...

E VIVA HOLANDA!
nistelrooy apavora, ja tive muitas vitorias no winning eleven a famosa laranja mecanica....vai ganhar ao vivo tambem, apesar da preferencia ser da italia. um segundo lugar ta de bom tamanho. rs!

e viva holanda mais uma vez. aonde as drogas sao liberadas. AONDE VC PODE FUMAR MACONHHA E NINGUEM TE ENCHE O SACO!

Unknown disse...

um matador com faro de gol impressionante , raros hoje no futebol tem esse dominio sobre a hora de finalizar com uma capacidade incrivel de arremate a meta ... junto com um conjunto de jogadores tbm fantasticos coloco a holanda como uma grande potencia para essa conquista .....

Unknown disse...

Acho que se a Holanda passar da fase de grupos já vai ser muito, vai depender do Robben cruzar e o sempre promissor (e poucas vezes vencedor)Nistelrooy fazer, pq pelo meio com o fraquinho Van Persie...vai ser feia a coisa.Van der Sar deve ser o jogador mais velho do campeonato...não sei não, já o Van Basten como treinador é um ótimo ex-jogador.

Mariana Rodrigues disse...

Tá.Até agora nos comentarios,só eu não sabia nada do post. Nunca parei para ver um jogo de um time que não fosse brasileiro, a não ser na copa .Mas é legal saber sobre futebol de outros paises,até pra entender quem é comprado pelos times daqui.saio me sentindo menos ignorante futibolisticamente

:*

Anônimo disse...

a Holanda é pipoca

é uma argentina piorada da europaa

campeã vai ser a Alemanhaaaaaa

Anônimo disse...

A holanda é pipocaaa

como ja disse meu amigo kaue só no WE q da pa ganhar

e talvez eles percam tudo pq jogam chapados, mas isso é uma coisa a ser investigada

os campeões serão os alemãos....ihieaiuaehuiehuieahiuae