quarta-feira, 2 de abril de 2008

Qual é o GRANDE problema da Inglaterra?


A Propagação do esporte mais poupular surgiu da influência cultural inglesa. Inicialmente nas prórias ilhas britânicas, a seguir na Europa germânica, depois na Europa Latina e um pouco mais tarde no nosso continente americano. Não é por acaso que existam tantos clubes da América Latina que adotaram nomes ingleses. São exemplos como Banfield, o tão temido Boca Juniors e o River Plate, conhecido por ganhar do Corinthians em Libertadores. No Brasil, o própio Corinthians, o River do Piauí, Arsenal do Mato Grosso. Na Bolívia, o The Strongest, e por assim vai...

Portanto, é perceptível a influência do padrão inglês em outros países. O interessante é notar que, hoje, essas seleções, que seguiam os passos da pioneira, estão a frente da Inglaterra e que os países que fizeram parte do império inglês como a África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia seguem como potências SECUNDÁRIAS no mundo do futebol. Há inúmeros fatores históricos e culturais envolvendo esses países que se tornam respostas claras para todo esse desdobramento no mundo da bola. Assim, não é por acaso que o Brasil se tornou o país do futebol, e também não é por acaso que os Igleses, apesar de serem os "pioreiros", não se tornaram uma grande potência no futebol.

A Inglaterra em Copas

A inglaterra só estreiou em Copas em nosso território. 1950 foi o ano da primeira aparição deles no torneio! Antes da 2ª Grande Guerra Mudial haviam sido disputadas três Copas do Mundo, porém nenhuma com a presença dos britânicos.
Apenas em 1958, na Suécia, os ingleses foram NOTÍCIA! Mas não por resultados dentro das quatro linhas. A notícia foi a queda de um avião em Munique (na Alemanha) que transportava a delegação do Manchester United. Os torcedores ingleses entraram em desespero, já que a base da seleção era formada, em sua maioria, por jogadores desse clube. Assim, o mundial de 1958 se tornou um vexame para a Inglaterra.

Foi assim até levarem uma disputa para a terra da Rainha. Em 1966, a seleção inglesa era considerada um time pragmático e limitado. A edição foi caracterizada como violenta e de fraco nível técnico. Além disso, há muitos que dizem que o "English Team" só conquistou a Jules Rimet por intermédio da tendenciosa arbitragem e do apaio da torcida. No entanto, o grande destaque dessa edição ficou por conta do moçambicano naturalizado português que terminou a competição como artilheiro depois de anotar 9 gols.

A sídrome dos pênaltis

Na Copa de 2006, a Inglaterra obteve o seu quinto fracasso em competições importantes.
Além da copa de 2002, na Coréia - Japão, quando o English Team tomou uma virada histórica da seleção brasileira no tempo normal, os britânicos saíram das competições, quase sempre, na loteria das penalidades. Foi assim nas copas de 90, 98, 2006 e nas Euros de 96 e 2004, quando foi desclassificada pelos anfitriões portugueses.

A situação atual

Embora o País tenha um dos principais campeonatos nacionais do planeta, ainda pecam quando o assunto é formar equipes para a disputa de torneios com as outras seleções. Jogadores de qualidade aparecem em grande quantidade, como Michael Owen, David Beckham, Wayne Rooney, Theo Walcott, entre outros, mas equipes de qualidade é quase que raridade. Sven-Goran Eriksson foi o treinador da seleção por quase 6 anos. Técnico com origens suécas e que tinha uma boa relação com os ingleses. No entanto, não aguentou a pressão após a sua seleção ser desclassificada, ainda nas eliminatórias, da próxima Euro, no jogo contra os Croatas, em pleno Wembley. Para a torcida o fato de nao ir a fase final da Euro 2008, na Suíça e na Áustria, foi a gota d' água!

O treinador suéco acabou sendo demitido e agora as esperanças estão voltadas ao ex-treinador do Real Madrid, Fábio Capello, que em sua estréia perdeu diante da França por 1x0.

Atualmente, a Seleção Inglesa ocupa o 11º lugar no Ranking da FIFA.

Agora, por favor, me respondam:

1. A Inglaterra tem futuro, mesmo não participando da próxima Eurocopa?
2. Será que um dia ela se tornará uma seleção européia como a Itália ou Alemanha, países que conseguem conciliar os grandes campeonatos nacionais com as vitoriosas seleções formadas com jogadores de qualidade?

3 comentários:

Unknown disse...

A Inglaterra bate qlq time!
Os caras do Manchester, United...aaaah adoro todos *-*
vejam bem, estou comentando como uma garota que pouco entende de futebol, mas é apaixonada pelo país e pelos habitantes de lá...logo...não levem em consideração nada...HUAHAUAHAUH

muito bom o blog rpzs!

Cayo Vinicius disse...

Com certeza a Inglaterra tem chance.a equipe dela eé mto forte
e num sei o q ta acontecendo...mais um dia com certeza sera mais organizada,e tem condições de bater de frente com qualquer seleção...ae pessoal belo blog viu,espero q continuem atualizando sempre

Anônimo disse...

Futebollll
mandou mto bem paulinho...
adorooooo
mto sucesso aí
beijaaaaaaaaaaaao