domingo, 30 de março de 2008

Os mistérios do ranking FIFA
Uma vez por mês o órgão máximo do futebol mundial, a FIFA, divulga o seu ranking de seleções, e toda vez que esse ranking é divulgado torna-se motivo de revolta, piada e comentários maldosos sobre a seriedade da entidade.


A última atualização do termômetro das seleções mundiais feita no mês de março, traz no topo da tabela nossos queridos hermanos Argentinos, tudo bem, trata-se sim de uma seleção talentosa, mas me pergunto, o que eles fizeram para ocupar o primeiro lugar do Ranking? Qual foi a grande conquista da seleção Argentina nos últimos 12 meses? Em que ano eles conquistaram a última Copa do Mundo? As respostas para estas perguntas só me confunde mais para tentar entender os critérios de avaliação da FIFA. A seleção Argentina não conquistou absolutamente nada no ano de 2007, e ainda tomou um passeio de um mistão do Brasil na final da Copa América de 3 a 0. A última conquista da seleção Argentina, foi a medalha de ouro nas olimpíadas de Atenas em 2004. Quatro anos já se passaram e será que só agora a FIFA descobriu que a medalha de ouro em Olimpíadas é uma conquista de peso extraordinária e mereça dá ao vencedor o direito de ocupar o topo do Ranking? Copa do Mundo então, é algo que os argentinos não gostam nem de ouvir falar, nas duas últimas edições foram eliminados sem sequer terem chegado as semifinais. Penso eu, que um time que mereça status de melhor do mundo, tem no mínimo que estar entre os quatro finalistas do último mundial. Para terminar o assunto Argentina, nossos vizinhos conquistaram duas Copas do Mundo e a duas maneiras bastante conturbadas, uma disputada no seu próprio país e com acusações de compra de resultados, e a outra com gol de mão que definiu o resultado contra os ingleses.
Portanto, eles não merecem a liderança do ranking!

A Copa não vale nada
Como explicar então o terceiro lugar para os atuais campeões mundiais. Depois da última Copa do Mundo, a seleção italiana não deu motivos para cair na tabela, pois não esteve envolvida em mais nenhuma competição, e parece que o fato de ter conquistado o título de maior expressão no mundo do futebol não parece significar muito para os membros da FIFA.

A Super tradição Tcheca
O que a seleção francesa faz na sétima colocação? Não sei se a comissão que organiza o ranking se lembra, mas os franceses estiveram na final da última Copa do Mundo e perderam o título por conta da loteria das decisões de pênaltis. Ah, e detalhe, os franceses estam atrás da "super" seleção da República Tcheca. Você conhece algum grande clube da Rep.Tcheca ou sabe qual foi a grande conquista dos tchecos em campeonatos organizados pela FIFA?

A FIFA não tem memória
Essa é boa, como uma seleção que não disputou a última edição da Copa do Mundo consegue estar na frente de uma que lá esteve, foi cabeça de chave, e tem seu nome gravado entre as seleções que já levantaram a taça? Pois é, isso acontece entre a "grande" seleção grega e com o English Team. Os gregos não disputam uma copa do mundo desde 1994 e estão lá, na frente dos ingleses ocupando a décima colocação, uma a mais que a seleção da rainha.

Não se surpreenda
O confuso ranking é composto por 202 seleções associadas a entidade máxima do futebol. Hoje a seleção que ocupa o último lugar é a seleção de Montserrat, uma pequena ilha do Caribe, nunca tive notícias de nenhum amistoso feito por essa seleção, mas não se surpreenda, se por um acaso eles marcarem uma partida contra as Ilhas Virgens, a atual penúltima do ranking, vencerem, e assim, passar a integrar o grupo das cinco primeiras colocadas na tabela da FIFA.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom para começar, eu não conheço nehum grande clube da república Tcheca que consquistou algum campeonato da FiFa...rsrsr .Mas isso agora não vem ao caso.Com o blog de vocês gostaria de aprender sobre futebol internacional. Gostei do site, está muito bem elaborado. Parabéns. =***

Anônimo disse...

caracaa a mlkada ta p da vida com a Fifa neh??